Publicado por: webclaudio | 20/05/2009

iPhoneOS 3.0 – Preview

Logo IphoneOS 3.0

Fala gente. Esta semana estou preso com um projeto e não está dando tempo de terminar o tuto. Espero até o fim desta semana colocar algo bom no ar. Enquanto isso, vamos nos informar com este preview do iphoneOS 3.0 que trará muitas melhorias para nós desenvolvedores. Abraços…

A nova versão do sistema operacional do iPhone trará muitas novidades esperadas, como suporte a copy e paste, MMS, busca, conexão P2P, Bluetooth estéreo, uso de recursos de mapas em aplicativos e notificações via push, entre mais de 100 modificações.

A companhia apresentou as novidades do iPhone OS 3.0 para uma platéia em Cupertino, na Califórnia. O evento foi transmitido ao vivo por sites especializados em tecnologia, como o Engadget.

Uma das novidades mais esperadas, a função de copy e paste foi confirmada. A recurso deve funcionar entre aplicações, o que significa que é possível copiar um texto do aplicativo Notes, por exemplo, e colar em um e-mail. Torpedos SMS, textos de aplicativos e até fotos também podem ser recortados, copiados e colados.

Os botões da caixa de cópia de texto permitem expandir ou retrair a área de seleção. Se você errar, basta chacoalhar o aparelho que a última ação será desfeita.

Finalmente, as mensagens multimídia (MMS) – como fotos, áudio e vídeo – serão suportadas pelo iPhone. O aplicativo de torpedos também ganha novas funções, como a possibilidade de encaminhar mensagens e deletar SMSs em grupo.

A usabilidade do aparelho também deve melhorar com novidades como busca e teclado em modo de paisagem para e-mails e outros aplicativos.

Aplicações mais ricas

Os desenvolvedores também foram beneficiados com novos recursos para seus aplicativos. A primeira função apresentada foi o pareamento de iPhones que estejam próximos via Bluetooth. O recurso de P2P não permitirá troca de arquivos, apenas interação no uso de aplicativos – como jogos, por exemplo – e poderá ser usado pelos desenvolvedores em seus programas.

Outra novidade é a criação de uma API pela Apple e pelo Google para que os desenvolvedores possam usar mapas em seus aplicativos. A Apple comunicou ainda que o novo sistema permitirá aos programadores o envio de notificações via push (em tempo real) para os usuários de seus softwares.

Por fim, na nova versão do sistema os desenvolvedores poderão vender conteúdos de dentro dos aplicativos – atualizações de jogos com novas fases ou conteúdos noticiosos, por exemplo.

“O objetivo é abrir caminho para uma série de inovações no aparelho”, explica Fábio Ribeiro, engenheiro de sistemas da Apple no Brasil.

Disponibilidade

Infelizmente, algumas das novidades – como MMS e Bluetooth estéreo – não rodarão na versão clássica do iPhone, devido a limitações de hardware.

A atualização do software será gratuita para os atuais usuários do iPhone e deve chegar no verão dos Estados Unidos, que vai de junho a setembro. Usuários do iPod touch terão que pagar US$ 9,95 pela nova versão do sistema.

Os desenvolvedores registrados no programa da Apple para vender aplicativos terão acesso imediato ao beta e ao kit de desenvolvimento (SDK) do novo sistema.

Anúncios

Responses

  1. Maninho parabens ae pela iniciativa
    Jáh tem um seguidor
    😉
    Se prescisar de alguma ajudinha na parte de imagens do site pode contar comigo q eu te ajudo, sou Web Designer formado e um apaixonado pelo iphone
    Forte Abraço

  2. Legal, tenho um clássico, mas vou aguardar o lançamento do novo modelo pra comprar e usar todos os recursos desse novo firmware.

  3. Meu amigo, estou tendo problemas. Até agora não consegui achar o sistema operacional modificado para instalar num PC. Se você puder dar uma ajudinha, fico grato. Valeu, abraços!

    • Su, no primeiro post tem um link para fazer download do iNeDeb, que é o sistema MacOS Leopard 10.5.5 modificado para funcionar em AMD ou PENTIUM DUAL CORE. Lembro apenas que o computador deve ter componentes e chipset’s conhecidos como Intel, Asus, SIS… Abraços.

  4. Olá Claudio, primeiramente parabéns pena iniciativa, muido dificil encontrar sites (ate mesmo em ingles) explicando como desenvolver p/ iPhone do “0”. Gostaria de saber mais sobre o iNeDeb, tem como instalar o Mac no meu Nootebook (AMD Turion 64 X2)? tem como eu continuar com meu XP e instalar o Mac em outra particão?? (tenho receio de formatar o XP e dá algum problema utilizando o Mac), sabe algum link atual onde posso baixar o iNeDeb (sem ser torrent)?? Se quiser pode me responder por e-mail. E parabéns mais uma vez pelo blog, estarei sempre acessando p/ visualizar os próximos posts. Abraço!

    • Olá André, no capítulo 1 existe um link para download via rapidshare. Quanto ao instalar em partições no mesmo Hd eu não recomendo. Se possível pegue um HD velho de 20 ou 40 GB e instale nele. Quanto ao seu processador o inedeb instala bem só não garanto quanto as placas mãe e de vídeo. Sei que funciona bem em chipsets da Intei, NVidia e SIS. As placas de vídeo tem que ser GeForce ou ATI.
      Espero ter ajudado.

  5. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Minha filha travou seu iphone 3. Como fazer para resolver este problema?Desde de já agradeço a ajuda.
    Abraços
    Regine


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: