Publicado por: webclaudio | 01/02/2009

Curso de programação para IPHONE – Parte 2

Titulo do Capitulo 2

Nesta aula falo sobre a estrutura do SDK, seus principais componentes e para que servem cada um deles. Falo também dos fundamentos da programação com o Objective-C, linguagem derivada do C-Standard, porém orientada a objeto seguindo o padrão da linguagem Smalltalk (uma das primeiras orientadas a objeto).

A ANATOMIA DO SDK

O Xcode, Instruments e o Dashcode que são aplicações do SDK,  já estavam disponíveis como parte da biblioteca de desenvolvimento do Mac OS X, mesmo antes de o iPhone chegar. Muitos destes programas foram expandidos e revistos para uso no iPhone, por isso optei por resumir brevemente todos eles, em ordem decrescente de importância para o desenvolvedor:

  1. Xcode é o núcleo do ambiente de desenvolvimento integrado do SDK . É onde você cria projetos, escreve o código em um editor especial, compila código e, em geral, gerencia as suas aplicações. Suporta código escrito em Objective-C (um superconjunto do C que iremos abordar em maior profundidade em breve) e também pode analisar código C++. Você vai aprender as especificidades de como usá-lo mais tarde.
  2. Interface Builder é uma ferramenta que permite que você ponha em conjunto os elementos gráficos do  seu programa, incluindo janelas e menus, através de um método rápido e confiável. É perfeitamente integrado com o Xcode, e você irá sempre usá-lo, mesmo quando você não chamar o programa. Irei apresentá-lo detalhadamente  nos próximos capítulos.
  3. iPhone Simulator permite que você visualize um iPhone em seu desktop.  Trata-se de uma grande ajuda quando trabalhamos em aplicativos nativos, porque você não tem que ter um iphone para testar o seu código e mesmo que tivesse você teria que pagar a licença da Apple para desenvolver nele pois o XCODE só se comunica com o IPHONE se estiver devidamente licenciado ( $99 o mais barato).
  4. Instruments é um programa que permite que você dinamicamente debug, personalize e trace o seu programa.
  5. Dashcode é um ambiente gráfico de desenvolvimento, que é utilizado para criar web-based (aplicações web)  incorporando programas HTML, CSS e JavaScript.

Abaixo imagem do XCODE e o simulado de Iphone.
Imagem do XCODE e o simulador Iphone

Além das visíveis ferramentas que você descarregou, você também baixou todo o conjunto de heads (cabeçalhos) do iPhone OS, uma coleção enorme de heads e arquivos de código fonte, todos escritos em Objective-C, que vai simplificar muito a sua experiência de programação. Em vez de saltar diretamente para o seu primeiro programa, nós teremos que ver os fundamentos sobre estes temas. Vamos começar por olhar para Objective-C, em seguida o SDK da linguagem de programação e logo após, analisaremos alguns conceitos basicos do iPhone OS (Sistema operacional do iPhone), que contém o conjunto de heads do iPhone.

Apresentando Objective-C

Toda a programação do SDK é feita em Objective-C, uma linguagem de programação criada principalmente por Brad Cox e Tom Love no início de 1980. É um completo superconjunto da lingagem C, permitindo que você escreva qualquer código em C tradicional. Acrescenta ainda poderosas capacidades da orientação a objeto. Estas extensões vêm por meio do desenho e filosofias do Smalltalk, uma das primeiras línguagens orientadas a objeto. Devido a sua origem fora do padrão de C, Objective-C pode parecer um pouco estranho para você a primeira vista, mas quando você pegar o jeito, você vai descobrir que ela é elegante e fácil de ler, fornecendo muitas melhorias ao tradicional código ANSI C.
Embora esta visão geral lhe dê o suficiente para começar a usar o Objective-C, ele não fornecerá todos os detalhes, especialmente para funções mais complexas como propriedades e categorias. Se você precisar de mais informações do que eu for capaz de fornecer, de uma olhada nos próprios guias de referência da Apple sobre o tema, especialmente “Object-Oriented Programming with Objective-C “e” The Objective-C 2.0 Programming Language “, ambos dos quais podem ser encontrados na biblioteca da Apple iPhone Developer. Os links estão na sessão de links deste blog.

Vamos começar dando uma olhada geral no Objective-C. É uma linguagem orientada a objeto,
o que significa que ele é cheio de classes e objectos, variáveis, e métodos. Objective-C é inteiramente construído em torno de objetos. Windows, Views, botões, sliders, e controladores
trocam informações entre si, em resposta aos acontecimentos e passam ações, a fim de fazer o seu programa rodar.

Um cabeçalho (Head com a extensão .h) e um arquivo de código fonte (Com extensão .m) juntos representam cada objeto em Objective-C. Às vezes você acessará classes de objetos que vêm incorporado no iPhone OS sem precisar escrevê-los, mas muitas vezes você irá herdará subclasses de objetos de modo que você possa criar novos comportamentos. Quando você fizer isso, você adicionará um novo cabeçalho e arquivos de código fonte para o seu projeto, que juntos representam a nova subclasse que você inventou.

O quadro abaixo resume os seis principais elementos da sintaxe do Objective-C:

Elemento de Sintaxe
Sumário
 Categories  Categories podem ser usadas para somar classes sem  herdar de nenhuma outra.
 Classes  Definem tipos de objetos em arquivos com extensão.h  e .m
 Messages  Messages envia comandos aos objetos que estiverem  entre [colchetes]
 Properties  Permite a facil definição de acessores (get e set)
 Protocols  Definem como que uma classe irá responder ao  solicitante.
 @  Diretiva usada pelo compilador para vários propósitos


Por enquanto é só. No próximo post vamos fazer um resumo técnico, mostrando toda a sintaxe desses elementos por ordem de importância.

Abraços…

Anúncios

Responses

  1. vc pretende fazer qtos artigos sobre o curso?

    • Olá Francisco … minha intenção é fazer um curso completo. Pra você ter idéia não existe 1 livro em português sobre desenvolvimento para iPhone. Pretendo começar a mudar esta situação. Vou iniciar explicando um pouco do Objective-C e seguir para o desenvolvimento no iPhone. Inclusive para o chamado desenvolvimento “Open Application” no qual se desenvolve para o iPhone com jailbreak. Agora quantos artigos serão não faço a mínima idéia. Pretendo fazer pelo menos 1 a cada 2 dias. Abraços…

      • Olá Cláudio,

        Qual o livro em português sobre desenvolvimento e iphone?

        Um ab.,

        RL

      • Ainda não achei. Quem souber pode postar. Abraços.

  2. Gostei muito dessa sua série de artigos!
    Estou acompanhando-a, continue assim.

    Parabens!

    • Obrigado washington. E me desculpem a falta de tempo, mas em tempos de crise precisamos trabalhar dobrado. Vou começar no capítulo já falando do Xcode. Não perca.

  3. Olá!

    Cara, parabéns pelos artigos… todos muito bons!

    Já estou acompanhando, feed devidamente assinado! =D

    Grande abraço e sucesso!

  4. Parabéns pela iniciativa, desta forma você apresenta bases para todos poderem programar para essa grande ferramenta que é o iPhone. Manda mais, muito mais informações para todos nós. Abraços.

  5. Parabens Claudio!!!
    Este blog era o q eu precisava pra comecar a me aventurar…
    Sucesso!

  6. Claudio,

    qual cabo é utilizado para que o iPhone se comunique com o mac ou pc para que o aplicativo seja transferido. Claro que isso depois de pagar aquela licença de U$ 99,00.

    Esse cabo é comprado a parte?

  7. Claudio,

    Parabens pela iniciativa, estou acompanhando as publicacoes, mas aparentemente acho q vc esta sem tempo para continuar…

    q pena, era um projeto maravilhoso..

    Abrassss
    Dante

  8. Mto obrigado pelo curso. Estou comançando a acompanhar agora e logo que terminar me arrisco no ingles com a documentação da apple.

    Até!

  9. Não tem como parar de agradecer pelo ótimo trabalho que vc vem desempenhado.. parabéns e continue nos informando mais e mais conteúdo!

    Vlw

  10. Muito bm o seu blog cara!

    Uma dúvida: a linguagem Objective-C pode ser usada como C++?

    • Fala Gabriel. Cara hoje existe até como programar para iPhone usando C#.

      Abraços.

  11. Parabens pela iniciativa Claudio,
    muito bom e elucidador esse seu Blog…

    Gostaria de saber se voce tem RSS feeds ou so por email?

    Abraços!

  12. Curso para Desenvolvedor de Aplicativos App Iphone e Ipad SDK 4.0 é sucesso no Brasil pela Trainning Education

    A Trainning Education oferece curso para desenvolvimento de software de aplicativos e jogos para Iphone, IPad e Ipod SDK 4.0 nas suas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia. O aluno tem a opção de sair do curso divulgando e vendendo diretamente no Appstore, credencial que o aluno ganha na compra do curso. Os alunos contam com um laboratório excluviso de Mac Books, Iphone e Ipad para prática dos exercícios.
    O curso Iphone e Ipad Developer Program é totalmente prático e cada dia de aula o aluno cria seu próprio software aplicativo ou app. Além de todos esses recursos o curso tem um custo totalmente acessível de R$ 2490,00, onde o aluno terminará as 40 horas do treinamento de desenvolvimento de Iphone e Ipad Apple desenvolvendo seu próprio aplicativo Apple e distribuindo ele no Appstore. Para acessar as informações clique em http://www.trainning.com.br/iphone_ipad_desenvolvedor_apple.asp . O curso cria software para o Iphone 4 e Ipad 2.0. A Trainning Education é um dos principais centros de treinamento do Brasil, sendo agraciada como melhor escola de formação técnica em 2010 e 2011 do Brasil, ministrando também cursos SAP, Microsoft, ITIL, Cobit, Analista de Negocios, Gerenciamento de Projetos PMP e PMI Project, BPM, BPMN, entre as demais tecnologias e metodologias capazes em transformar um aluno em um profissional disputado no mercado. http://www.trainning.com.br

    Hoje jogos e aplicativos para Iphone e Ipad, como Angry Birds, Google Apps, Plants vs Zumbi, Luxor, Skype, Cute Rope movimentam milhares do dólares por mês no mundo todo.

    Calendário de Treinamentos – http://www.trainning.com.br/calendario.asp
    Trainning Education http://www.trainning.com.br
    comercial@trainning.com.br
    SÃO PAULO (SEDE): Av. Paulista, 2006, 16° andar – CEP 01310-200 – (11) 3171-2002
    RIO DE JANEIRO: (21) 4063-6518 – BRASÍLIA: (61) 4063-7766 – BELO HORIZONTE: (31) 4063-8187 – MANAUS: (92) 3642-1539
    CUIABÁ: (65) 4052-9232 – VITÓRIA: (27) 4062-9192 – CURITIBA: (41) 4063-8083 – PORTO ALEGRE: (51) 4063-9474
    RECIFE: (81) 3301-1600 – SALVADOR: (71) 4062-9323 – FORTALEZA: (85) 4062-9171

  13. Tem um ótimo livro que chama HERD FIST OU USE A CABEÇA, desenvolvimento para IPHONE já tem em português e dá uma boa idéia, mas na minha opnião nada melhor do que um curso de 200h, heheh, como vou fazer.

    Até Breve!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: