Publicado por: webclaudio | 01/02/2009

Curso de programação para IPHONE – Parte 1

Titulo do Capitulo 1

Iniciamos aqui o nosso curso de desenvolvimento para IPHONE. Lembro que as informações passadas aqui,  foram retiradas de vários livros e blogs escritos em inglês e a intenção é ajudar as pessoas que não tem facilidade de leitura nesta língua. O ambiente de desenvolvimento é a principal forma de criarmos aplicações seja qual for a linguagem e plataforma. Aqui mostro como resolver o problema de milhares de brasileiros que não tem um Mac. Falo também sobre a instalação do SDK da Apple para o IPHONE.  Boa aprendizagem.

AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO

Bom, aqui estamos para o primeiro post do nosso curso de programação para o IPHONE. A primeira coisa que precisamos deixar em pleno funcionamento é o ambiente de desenvolvimento. Aí já esbarramos com nosso primeiro problema. A Apple, até hoje, só disponibilizou o SDK de desenvolvimento do seu IPHONE para o sistema operacional MACOSX. Recomendo a compra de um Macbook ou mesmo de MacMini que hoje estão bem mais acessíveis financeiramente.
Bem, tendo o MACOSX instalado agora precisamos instalar o SDK da Apple para o IPHONE:

O link para o download é este e você terá que se cadastrar para ter um ID da Apple (mas não se preocupe, é de graça) e ter paciência pois são alguns gigabytes.

iPhone SDK é um pacote de aplicativos para você desenvolver para iPhone. O kit de desenvolvimento inclui um editor de interfaces, simulador de iPhone, diversas ferramentas para medir e melhorar o desempenho dos aplicativos, além de um ambiente de programação chamado Xcode.

A instalação de SDK iPhone lembra muito a forma de instalar programa no Sistema Operacional Windows.

Abrindo o arquivo baixado, clique no executável e aguarde que a instalação seja concluída, o que pode demorar um pouco, uma vez que os arquivos do programa são pesados. Terminada a instalação, os arquivos do programa serão instalados na pasta “Desenvolvedor” do seu HD.

O desenvolvimento de programas pode levar horas, ou até mesmo dias. Tudo depende da prática do usuário com o programa. Além disso, é preciso tomar todos os cuidados para que o aplicativo tenha um bom desempenho e não prejudique a desempenho do iPhone.
1017200881843pm1

Esta é a tela inicial quando tudo estiver instalado. E aqui acaba nossa primeira fase do aprendizado que o deixa apto para desenvolver tanto para o IPHONE quanto para o MACOSX. Na segunda parte falarei sobre o XCODE e Objective-C que é a linguagem utilizada pela Apple para programação de seus sistemas. Até lá…

About these ads

Responses

  1. Olá, parabéns pela iniciativa!estou comecando agora no ramo de programacao e meu foco é no iphone então esse curso irá me ajudar e muito!o ambiente de desenvolvimento deste turorial já está todo pronto e assim que tiver um tempinho extra vou começar o curso em si!muito obrigada mesmo! hehehe…e parabens!

    • Obrigado Marcela. Estive ocupado um certo tempo no meu trabalho mas estou de volta a ativa. Abraços.

  2. Parabéns pela série de artigos. É fantástica, e está me ajudando muito!

    • Obrigado Walter. O que preciso é de férias para poder dar uma alavancada nos posts. Mas esse fim de semana vai dar para fazer bastante coisa. Na última semana para melhorar meu computador pifou… mas já estou de volta… Com R$300,00 a menos para a placa mãe mas tô de volta.

  3. Este download q tem aí do site da apple é só pra quem tem o MAC ?! ou serve pra quem tem PC ?!

  4. Boa tarde ! Posso dar uma dica? (ja dando…) disponibilize o material em PDF para baixarmos :D!!

    Grato !

  5. Este download q tem aí do site da apple é só pra quem tem o MAC ?! ou serve pra quem tem PC ?!!

    • Fala Júnior, cara este download é de MacOS Leopard alterado para funcionar em PC Pentium ou AMD pelo menos DUAL CORE. Funciona, tenho um instalado no meu AMD em casa. O video do capítulo 10 foi feito nele. Abraços.

  6. Sou publicitário, não entendo nada de programação, costumo ter boas idéias, aí pensei em tentar aprender um pouco para desenvolver alguns app, acho que seu trabalho era tudo que eu estava precisando, muito obrigado.

    • Valeu cara, lamento apenas o pouco tempo para postar. Estou em semana de provas. Abraços.

  7. Desculpe, mas esta escrito somente para MAC, ou vc instala um programa que simula MAC.

    • Cara, é um sistema MacOS Leopard hackeado para funcionar num PC PENTIUM ou AMD. Coloque “inedeb” no google e verá muita informação sobre o assunto. Abraços.

  8. Caro amigo, não sou programador e nem mexo com algo parecido, mais tenho um Iphone de 8gb e o mesmo por um acaso desprogramou e na procura de tentar encontrar uma saida cheguei em você, como posso reprogramar meu telefone, favor mande uma dica para mim, obrigado.
    OBS: Se possivel informe o nº de seu telefone que entro em contato.
    Atenciosamente
    Andrè Fagundes

  9. Obrigado. Nos precisamos de iniciativas assim. Sou de SP e uso MAC.. Se algem tiver alguma duvida e queser utilisar um pra fazer teste é só falar
    http://www.meadiciona.com/samuelyossef/

  10. Que bacana a sua iniciativa de ensinar o caminho das pedras. Que isto sirva de incentivo para outros e a nós mesmos para compartilharmos informações e dicas preciosas sobre o assunto.
    Valeu e Obrigado!

  11. Cláudio,
    Primeiramente parabéns pela tua iniciativa e pelo belo trabalho a que se dedicou! Gostaria muito de poder ter o OSx instalado no meu PC, mas depois de baixar pelo menos umas 5 imagens e gastar muito tempo não obtive sucesso para o funcionamento do sistema. Te pergunto: Você conhece alguma receita para que dê certo esta instalação?
    Desde já te agradeço pela boa vontade e atenção!

    • Obrigado, primeiro tenho que te pergunta. Você tentou com o link do primeiro post? Me diz também o modelo de sua placa mãe e periféricos.
      Abraços.

  12. Grande Cláudio!
    Sim eu tentei pelos links do post, aliás continua a pesquisar a partir de lá, mas não consegui ainda!

    Para que eu não omita informação sobre meu hardware gerei um relatório do meu micro e coloquei [link=http://www.maurofreire.com.br/report.html]aqui[/link]

  13. pena que não é aceito tags de link por aqui, mas o endereço do relatório é:
    http://www.maurofreire.com.br/report.html

  14. Muito obrigado pela iniciativa, é realmente muito dificil encontrar bons conteúdos sobre o iphone SDK em português, e vamos considerar é sempre mais confortável ler um conteúdo na sua língua nativa.

  15. Boa iniciativa, parabéns. Porém, acho que seria interessante deixar claro para a comunidade que o curso está baseado na tradução do ebook Apress.Beginning.iPhone.3.Development.Exploring.the.iPhone.SDK.Jul.2009.pdf em inglês. De repente, informações adicionais ou dúvidas referentes aos seus textos podem ser esclarecidas lá.

    Abraços

    • Ok Diego, eu deixo isso bem claro em partes do texto e também no link “Sobre” no topo do deste blog. Aliás, não só deste livro, mas também de muitos outros. Até porque quando comecei, não existia documentação ou cursos de programação de iPhone por aí. Abraços.

  16. Claudio, muito legal a sua atitude.
    Eu sou de graduaçao e estou estagiando com desenvolvimento para iphone.
    Estou com um ebook chamado Beginning_iphone_3_development(Exploring the iphone SDK), muito bom, so que demoro pois nao domino a lingua.
    Ja vi que essas suas aulas vao me ajudar muito.
    Se quizer posso lhe mandar o ebook e voce continuar com as aulas.

    Muito Obrigado.

  17. Eu já programo para iPhone há 1 ano. Tenho vários programas na loja da Apple. Alguns atingiram o TOP 50 nos EUA. Aí vão as minhas dicas para quem quer entrar nisso:

    1) se sonham em ficar milionários fazendo um programa, esqueçam. Programar para o iPhone é um negócio e tem um rendimento variável, dependendo da qualidade do programa. Um programa mocoronga vai vender 10 a 30 cópias por mês. Um programa à volta da posição 50 no TOP 100, vende em média 30 cópias por dia.

    2) para um programa não ser considerado mocoronga, você vai precisar de ter um programa bom, intuitivo e com visual espetacular. Se você é programador e acha que um visualzinho tipo windows vai dar certo, esquece. Você vai precisar de grafismo profissional.

    3) Os grandes mercados não falam português. Quem fala língua portuguesa compra muito pouco, pois está acostumado com a pirataria.

    4) se prepare para ter o seu programa pirateado. Cerca de 95% de todas as cópias do seu programa vão ser ilegais. Só 5% dos utilizadores vão comprar na Apple. O resto, vai roubar o seu programa. Eu sei bem isso e os números são confirmados por vários programadores. Todo mundo acha bacana pegar joguinhos e versões do Mac OS X pirateadas. Se você faz isso, tem de aceitar que o seu programa vai seguir o mesmo caminho.

    5) o seu lucro vai vir com o tempo e com a qualidade do programa. Encare como um salário e não como uma forma de ficar milionário e comprar helicóptero e mansão em beverly hills. Isso não vai acontecer.

    6) se você não domina totalmente o inglês, esquece. Para poder distribuir o seu programa na Apple você vai ter de se registrar, pagar uma anuidade de 100 dólaress e preencher um monte de formulários, contratos, etc.

    7) se você mora no Brasil (felizmente eu não moro mais), não vai conseguir receber o seu lucro. A Apple paga por tranferência bancária internacional no final de cada mês. Os pagamentos são divididos em 6 regiões: EUA, Canadá, Inglaterra, Europa, Japão e Resto do mundo. Cada área paga de forma independente, apenas quando o total vendido na área atinge o equivalente a 150 dólares ou correspondente na moeda local. Os bancos no Brasil não divulgam o número internacional da sua conta. Talvez você consiga receber se tiver uma conta num banco sério internacional, como o Citibank, Bank of Boston, Santander, etc. Entretanto, duvido muito, pois no Brasil é mais fácil enviar dinheiro para fora do que para dentro. Eu uma vez rasguei 300 dólares em cheques, quando ainda morava no Brasil, pois não consegui sacar os valores em nenhum banco – eles cobravam mais para descontar o cheque do que o cheque valia.

    8) programar em Objective-C é complicado para quem nunca programou, principalmente porque a documentação da Apple é um lixo, totalmente dúbia e vaga. Prepare-se para horas e horas de perguntas em respostas em fóruns internacionais em inglês. Outra razão para ter o inglês afiado.

    9) se você pensa em fazer programas para o iPhone em português apenas, esqueça. As suas vendas vão ser mínimas, pois todo mundo no brasil pirateia tudo. 70% das pessoas que pirateiam os meus programas, todos em inglês, são brasileiros. O resto é variado entre o resto do mundo.

    10) Se você acha que é confiável fazer o seu programa numa versão de Mac OS X modificada e testar os programas no simulador, sem ter um iPhone, você vai estar cavando a sua própria cova. Como eu disse, programar para o iPhone é um investimento que envolve comprar um MAC, comprar um iPhone, saber inglês, saber programar, ter paciência e saber criar imagens profissionais para os programas.

    É isso. Espero não ter desanimado ninguém, mas essa é a verdade para evitar ilusões futuras.

    • Foste muito duro e direto, não desanimaste ninguém só mostraste a verdade e a mentira sobre programar para Iphone, muito obrigado. É de pessoa como tú que faz falta neste mundo!

    • É Jane.

      Você tem razão. Pra ganhar muito dinheiro com informática tem que ser criativo e muito competente. Precisa também ser sonhador.

      Imagine um Peter Norton ou um Bil Gates, jovenzinhos ainda, lendo seus comentários. Graças a Deus você não mora mais no Brasil..

      Pasqual

  18. Olá, achei mto interessante. Mas ainda sou usuário de windows (vista), estou migrando p o windows 7. tenho como fazer um aplicativo p iphone mesmo assim? Abraço.

  19. Lí todas as aulas do teu blog relacionadas ao desenvolvimento para IPhone, e achei muito bom mesmooo!
    Fica somente uma dúvida, eu tenho um Iphone 3G e preciso desenvolver algumas aplicações que tenho demanda, porém não tenho um MAC, somente um Hackintosh rodando no meu PC Intel.
    Comprei o certificado de 99 dólares da APPLE, te pergunto, é possível eu colocar esse certificado no meu Hackintosh, rodar minha aplicação no Device (Iphone) e mandar a aplicação para a APPLE aprovar?
    Se der certo não preciso comprar um MAC somente para isso.

    Obrigado.

    • André, é possivel sim. A Apple não fica sabendo qual é sua máquina ou não. Porém insisto em dizer que quando gostamos de um produto, devemos comprá-lo pois assim perpetuamos o desenvolvimento de produtos de qualidade como são os da Apple. Depois de usar o Hackintosh durante 1 ano comprei o Macbook white por R$ 2.600,00 e não me arrependo. Além de poder desenvolver para o iPhone, já instalei o Windows junto com o MacOS e rodei o Call of Duty Warfare 2 sem nenhum lag. Mas vai fundo. A sua licença pode ser usada sim.

  20. oi Claudio, cara vc conhece um outro link para download do mac pra pc pq esse ell naum tow conseguindo.

  21. O nome correto do software é iDeneb e não iNeDeb como postado aqui.

  22. Boas!

    Desde mais agradeço por este curso, esta excelente mas não encontro nenhum link de download do iNeDeb para windows, alguem me pode deixar aqui o link?

    Obrigado

  23. Putz foi mals fiz uma pergunta que já tem resposta.. por favor desconsidere a segunda pergunta por favor…
    mas eu continuo com a primeira duvida:
    Linguagem de programação do iPhone é a mesma para o iPad?
    obrigado….

    • Olá Mozart. A mairia dos dispositivos da Apple utilizam sua linguagem padrão que é o Objective-C. A diferença são as bibliotecas disponibilizadas em cada SDK dos dispositivos. Abraços.

  24. Parabens pelo conteudo, já esclareci algumas duvidas basicas, irei tentar instalar o INEDEB 10.5.5, ele roda num notebook com 512MB de memória ?

    • Cara. Depende da versão mas todos acima de 1Giga pelo menos.

  25. Voce pode me indicar algum site que tem o Inedeb 10.5.5 para download ?

    Obrigado !

    • Rubens. Tenta http://www.phazeddl.com e coloca ideneb no search. É IDENEB Ok ? Eu escrevi errado no inicio do post.
      Abraços.

  26. o brigadao cara vlw posta mais curso ae pra nois vlw

  27. Hola me chamo Luan sou especialista em Installar Mac OS X em PCs caso olguem precise de olguma informacao sobre como installar o Mac OS X em Laptops Accese http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/Main_Page . Ness site voce dever escolher a versao compativle para desktop or laptop computers que voce quer instalar, mais informacoes me envie e-mail informando o versao o modelo do notebook – para aprender programar o melhor e nas comunidades da Apple developer.

  28. Mto bom esse tutorial, só q esbarrei logo no início para rodar o Mac Os no pc. Gostaria de saber se existe meio de rodar por máquina virtual? E que os link´s sejam validados, pois qdo vc clica no download diz q ñ tem nda!
    Abrass

  29. Meus Parabéns pela iniciativa!
    Estou iniciando em Programação Mobile, e é a primeira referência que estou tendo da área.
    Etarei acompanhando cada passo do curso.
    Muito obrigado!

  30. Claudio,
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Compartilhar conhecimento é uma das formas d nos tornarmos eternos. Mas tenho uma dúvida quanto ao desenvolvimento de aplicativos. Tenho um iMac e juntamente com ele veio CD de instalação e com o XCode. O SDK disponibilizado neste serve para qual ou quais plataformas? (posso produzir apps para iMac, iPhone, iPad e iPod, ou tenho que baixar outras SDKs?)

    Obrigado.

    Daniel

  31. Ótimo material, deveria organizar, ampliar um pouco e publicar um livro.

  32. Olá, parabenés pela iniciativa. Não consegui fazer o download dos programa para roda em meu note windows7, tem como você me enviar o link para que eu possa fazer o donwload dos programas?

  33. Perfeito ! Muito obrigado por me dar um norte !!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: